sábado, 3 de setembro de 2011

Viva la vida!

A vida é tão contraditória às vezes.
Hoje recebi uma noticia que sarou todas as minhas queixas, a notícia era de que está tudo bem com o novo membro de minha família, meu sobrinho Emanoel. Que ele está se recuperando depois de duas semanas complicadas que teve. Imagine que por pouco ao invés de felicidade, o que minha família e eu estaríamos sentindo agora seria tristeza. Mas foi apenas um susto e hoje ele está todo lindo e cheio de graça em casa comemorando 4 semanas de vida, única coisa que lamento é estar longe e não poder enchê-lo de beijos e mordidas.
Lá estava eu com toda minha felicidade, eis que chega minha amiga e vizinha de quarto e diz que o “tio” dela, que há duas semanas estava bem, sem problema algum além das contas a pagar e os problemas pequenos que as pessoas têm, e só queria curtir sua cervejinha, hoje veio a falecer em um acidente. Fiquei até com vergonha da minha felicidade por um momento.
Depois de ter consolado ela da minha maneira “sem saber o que fazer”, fui comemorar a vida de uma outra grande amiga que estava de aniversário e sei que em algum lugar há alguém que diz “estou mais perto da morte, estou velho”.
“A vida é assim”, dizem alguns, sim ela é. Ela é contraditória, repentina e inesperada. Sei que enquanto há crianças lindas nascendo e suas famílias comemorando, há pessoas morrendo e famílias sofrendo, há pessoas comemorando anos, enquanto outras se lamentam. Este é o tal “ciclo sem fim” que ninguém escapa e que eu nunca entendi, mas sempre reclamei dele, pois vamos nos perguntar toda vez: “por que tem que ser assim?”.
O fato é que vamos sempre nos lamentar pelas perdas, mas nos consolamos, vamos sempre reclamar da idade e de como estamos com rugas, mas sempre vamos comemorar. E sempre vamos celebrar a chegada de um novo ser humano e, com sua chegada, já começa o preparo para sua partida, pois a vida simplesmente é assim, “bonita e breve”.

2 comentários: